quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Muito Além de um mero Mapa!

              Banda Além do Mapa

Apresentação no Bar Trapiche - Barreiras - Bahia
Quando ouvi o resultado final das primeiras gravações da Banda Além do Mapa (ainda no estúdio) me surpreendi muito, era difícil de imaginar que aquele som, aquelas letras e atitude musical vinham daqueles caras que, até então, só eram meus amigos. Demorei um pouco para digerir tudo aquilo, as letras que eu ouvia apenas em ensaios através de uma aparelhagem que não ajudava em nada, agora faziam todo sentido. Aqueles acordes e melodias, que as vezes eram interrompidos por muitas brincadeiras e discussões, neste momento, ficaram claros, audíveis e surpreendentemente arrebatadores. 
Foram alguns anos de ensaios, shows sem muita repercussão e um entra e sai de integrantes normal em toda banda iniciante, mas a Além do Mapa conseguiu gravar o primeiro "CD" (lançado apenas virtualmente) e desde então não parou. A frequência das apresentações aumentaram significativamente desde o lançamento das musicas e a presença e admiração do publico só vem crescendo neste ano de 2011. 
Pode parecer  "rasgação" de seda desnecessária, mas a verdade é que a  Banda Além do Mapa, é a unica banda local com um reconhecimento único e exclusivo por parte do publico pelo trabalho autoral. A banda faz covers em seus shows, mas sempre com a identidade própria impressa nas interpretações. Não basta tocar: Engenheiros do Hawaii, Los Hermanos, Beatles e tantas outras, tem que deixar a marca Além do Mapa em algum momento da apresentação.
Mas o que é o som da Além do Mapa? Bem... não é tão fácil de dizer ou rotular, eu poderia dizer que é um som Baiano, com todas referências a cultura Soteropolitana - Como na musica "Yemanjá" -  Poderia dizer que é aquele pop-reggae gostoso de se ouvir e de cantar - Como a musica "Deixa" - Poderia dizer que é aquele bom humor nordestino de não ter vergonha de falar que "estará com o zíper aberto, todo tarado" - Como em "Nada Romântico" -  ou imaginar uma história psicodélica ao som de guitarras pesadas e solos dignos de grandes bandas de heavy-metal - Como acontece em "Doce Vida". Poderia listar musica por musica  e encontrar referencias das mais diversas no som e nas letras da ADM, e ainda assim não teríamos uma conclusão final. O que eu posso dizer é que a Banda Além do Mapa tem uma sonoridade diferente,brasileira e nova. É assim que podemos tentar definir o som dessa Banda Baiana que tem tudo para conquistar cada vez mais o seu espaço no cenário musical brasileiro. Uma mistura improvável de estilos, gêneros e referências  que vem mudando os parâmetros da cena musical Alternativa de Barreiras-Bahia.

Banda Além do Mapa é: Ian Pitombo - Vocal
                                 Tiago Damiani - Guitarra
                                 Alam -  Bateria
                                 Caio -  Baixo
                                 Fernando - Teclados e guitarra.
Baixe e ouça, valerá a pena!


Nenhum comentário:

Postar um comentário