terça-feira, 29 de março de 2011

A Receita de Bolos do Dan Brown

Dan Brown ,para quem não sabe,é um escritor muito polêmico e de grande sucesso no mundo todo, seus livros vendem como água e todos se tornaram Best-sellers, principalmente depois do estrondoso alarde causado pelo seu campeão de vendas, "O Códico Da Vinci",  que virou até filme protagonizado por Tom Hanks - fato que causou estranhamento de muitos de seus leitores que não concordaram com a escolha do ator por acharem ele muito diferente do perfil criado para o personagem na descrição do livro - mas isso tudo é só para refrescar a memória dos que o conhecem e situar os que não se lembram (porque nunca ter ouvido falar do Dan Brown ou do Códico da Vinci é quase impossível).
Dan Brown e o seu Código da Vinci
.Minha experiência com os livros do Dan Brown só foi acontecer este ano (2011) por pura falta de interesse em modinhas de momento. Bem, era isso que eu pensava deste autor, mais um livro que vira filme e todo mundo lê , assiste o filme, vê documentários sobre o tema e com o tempo se esquece... Enfim só vim a ler um livro do Dan Brown porque me emprestaram e eu comecei pela ultima obra do cara "O Símbolo Perdido". Posso confessar que gostei, achei muito interessante as tramas e a construção do personagem principal  "Robert Langdon " - este que é protagonista de outros dois livros e que em nada lembra um ator como Tom Hanks - um professor simbologista, atlético e com uma perspicácia incrível.
Li também o primeiro  livro do Dan, "Fortaleza Digital" que não tem Robert Langdon como personagem principal e sim uma série de outros personagens que juntos formam traços da personalidade de Langdon. Talvez isso tenha deixado a leitura massante, um tanto quanto monótona e repetitiva, fazendo eu me enjoar fácil da leitura deste livro e acabar tirando conclusões precipitadas.
Tudo começou aqui...
Bem... posso estar sendo, mesmo, precipitado chegando a uma conclusão tendo lido apenas dois livros do Dan Brown ( também assisti "O Código da Vinci") mas, para mim, ele aprendeu uma receita de bolos que vai guiando as suas histórias, de modo que os leitores já começam a prever as situações que estão a vir antes mesmo da metade do livro. Tudo muito igual, um código inquebrável ou indecifrável, uma questão de segurança nacional, um homem que sabe como desvenda-lo,criminosos que estão atrás do mesmo código, o  "mocinho" que sempre conta  com a ajuda de uma bela e inteligente parceira para juntos resolverem todos os problemas e no final ainda existe a conversa mole e o clima de romance entre os dois.
Dan Brown é um bom autor seus livros e as adaptações para o cinema prendem a atenção de quem lê ou assiste, mas se torna muito chato pra quem já conhece o seu estilo de escrever. A verdade é que ele encontrou o caminho certo(para o bolso dele) e que o Código da Vinci  tornou-se uma franquia, uma marca que dá lucros tanto nos livros quanto nos filmes e como a nós(brasileiros) o Dan Brown parece  conhecer a expressão "Não se mexe em time que tá ganhando". Então, enquanto o  Robert Langdon e suas aventuras meio-clichês estiverem dando resultado$... bem... eu acho muito pouco provável que o Dan Brown incremente essa receita de bolos que ele criou.

5 comentários:

  1. Sou meio suspeito pra comentar... rsrs Ja tive a oportunidade de ler dois livros do Dan Brown e, mesmo sendo uma "receita de bolo", o modo como ele dá sincronia à sua escrita é invejável... Brown consegue prender o leitor de uma forma inigualável, por isso vende tantos livros...

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros históricos e foi com eles que aprendi um pouco sobre arte.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc's...não que eu não vá mais ler livros dele, mas já se tornaram meio previsíveis pra mim!

    ResponderExcluir
  4. Tá. As aventuras, o mocinho, a bela parceira e tudo mais realmente formam a receita do bolo de Dan Brown, mas falar que é previsível?! O que de fato prende o leitor é a expectativa do "o que será que vai acontecer agora". Ele usa os mesmo ingredientes - acertados em cheio - pra entrelaçar as tramas de uma forma excitante e informativa. Informativa por todas as "segundas" idéias que o autor oferece. Ele dá um jeito de alcançar muitos interesses: artes, história, tecnologia, religião... Eu li primeiro "Anjos e Demônios", em seguida "O Código Da Vinci", "Fortaleza Digital, e por último "O Símbolo Perdido". Amei todos! Falta só o "Ponto de Impacto", se alguém tiver aí, eu aceito emprestado! ushuahsua
    #Fã 1

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com o post, eu li Código da Vinci, e realmente você se sente especial por que o cara está revelando coisas que parecem mesmo "reveladoras" e talz.. Dai você parte para o próximo livro e encontra o que? A dita receita de bolo..
    Tchan tchan! Desfaz-se a ilusão literária de que algo pop possa ser realmente bom!
    *Recomendo Os Homens que não Amavam as Mulheres.

    ResponderExcluir